Guerreiro

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INTRODUÇÃO

O Guerreiro é uma classe versátil. Por definição, possui bons níveis de ataque e defesa física. É uma classe que pode ter vários tipos diferentes de personagem, levendo-se em conta os caminhos que podem ser trilhados entre combinações de armas, skills, builds, etc. Sua maior fraqueza é sua baixa defesa mágica.

Pode-se dizer que tem uma porção da força dos bárbaros e da destreza dos arqueiros. O guerreiro tem um enorme arsenal à sua disposição, o que possibilita que utilize um conjunto ou combinação de armas para cada combate, adequando-se a novas estratégias conforme o adversário.



O guerreiro

Vantagens:

  • Boa velocidade de ataque
  • Alto dano físico e defesa física
  • Vastas opções em escolha de armas, variações de builds e skills

Desvantagens:

  • É prejudicado em combates à distância
  • Baixa defesa mágica
  • Não causa dano mágico*

* O guerreiro não possui nenhum ataque mágico específico, porém em alguns poucos ataques imbui suas armas com danos elementais, causando assim uma baixa porcentagem de dano mágico.


ATRIBUTOS

Atributos são as características que fazem um personagem. Estas características são várias, e estão relacionadas a ataque e defesa, quantidade de HP e MP, taxa de acerto e esquiva, entre outros. Os atributos estão disponíveis através de duas maneiras:




Este é o painel de vida, onde são exibidos HP, MP, experiência, vitalidade e chi. Além do nome do personagem, classe e nível.


Esta é a janela de status, que pode ser acessada pelo comando Alt +C. Aqui são exibidas todas as informações referentes à build do personagem. Na imagem, podemos ver os atributos iniciais de um guerreiro.



Pode-se perceber que o painel de vida mostra poucas informações, somente para acompanhamento durante a batalha. Já a janela de status, exibe todas as informações correspondente ao personagem. Conforme o personagem evolui, seu status também evolui. É aqui que o jogador constrói seu personagem.

A cada nível que avança, o guerreiro ganha 30 pontos de HP e 18 pontos de MP. Além disso, também recebe 5 Pontos de Status para distribuir entre CON, FOR, INT e DEX.



CON (constituição):

  • Aumenta a defesa física.
  • Cada ponto de CON aumenta seu HP máximo em 15 pontos.
  • Aumenta a taxa de regeneração de HP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).

INT (intelecto):



  • Aumenta a defesa mágica dos 5 elementos.
  • Cada ponto de INT aumenta seu MP máximo em 9 pontos.
  • Aumenta a taxa de regeneração de MP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).

DEX (destreza):

  • A cada ponto de DEX, o guerreiro recebe 10 pontos de acerto e 10 de esquiva. Estes valores influenciam diretamente na porcentagem do acerto de seu ataque e na esquiva do ataque desferido por um oponente.
  • Também aumenta as chances de acerto crítico (a cada 20 pontos, o valor de crítico sobe 1%).

FOR (força):

Trata-se do atributo mais importante para um guerreiro. O aumento de pontos de força implica em:

  • Adiciona pontos de ataque e defesa física.
  • A cada 6 pontos de FOR, o guerreiro recebe 4 pontos de defesa.

Além disso, FOR funciona diferente dos demais atributos. A quantidade de pontos de FOR que o guerreiro possui irá gerar um fator de ataque “N”. Este número irá afetar o equipamento de ataque físico que estiver em uso. Se o guerreiro está usando uma arma com ataque “A”, sua FOR agirá como um multiplicador, afetando a arma em si. Ou seja, o fator de ataque multiplicado pelo ataque da arma, será equivalente ao valor final do ataque. Logo, o ataque será algo como “N x A = ataque final”.

Quanto maior for o valor de FOR, maior será o fator de ataque, ou seja, o multiplicador.

ESCOLHA DAS ARMAS

O guerreiro tem à sua disposição 4 tipos diferentes de armas. Cada uma delas com características diferentes, que serão exploradas de acordo com o caminho escolhido pelo jogador.

É aconselhável escolher um tipo de arma no início, e evoluir as skills no caminho desta arma. Conforme o nível do jogador for aumentando, ou surgir a necessidade, pode-se escolher um segundo caminho de armas. Até mesmo porque logo de início você não terá pontos suficientes de alma para evoluir skills de dois ou mais caminhos satisfatoriamente. Se o fizer, vai ficar com dois ou mais caminhos disponíveis, porém fracos.

Escolher um segundo caminho de armas ajuda bastante na evolução do guerreiro, pois com as diferentes características de cada arma, é possível construir uma estratégia de jogo mais flexível de acordo com a situação na qual o jogador se encontra. É possível até mesmo para um jogador investir em todas as armas, se achar conveniente e viável.

Importante frisar que a escolha da arma deve ser feita, se possível, antes mesmo do início da distribuição de pontos de atributo, isto porque as armas possuem diferentes requisitos. Por exemplo, enquanto os machados requerem alta FOR e baixa DEX, as garras possuem um requerimento mediano tanto em FOR quanto em DEX. O não planejamento da evolução de um outro caminho de armas, pode levar o jogador a ter que se utilizar de técnicas para reverter seus atributos, o que pode acabar saindo caro.

Antes de mais nada, é importante termos uma visão geral das armas. Na tabela a seguir, veremos as armas de acordo com a velocidade de ataque:

Arma

Ataques por Segundo

Ataque

Machados / Martelos

0,83

Alto

Machados de Haste Longa / Marretas

0,91

Alto

Espadas dulpas / Lâminas duplas

0,91

Médio

Lanças/Estacas

1,00

Médio

Espadas / Lâminas

1,11

Médio

Punhos / Garras

1,43

Baixo

Agora, uma visão mais detalhada sobre o papel que cada arma desempenha na vida de um guerreiro. Mais detalhes serão vistos na próxima seção, de acordo com as builds:

  • Machados e Martelos – Velocidade de ataque baixa, porém dano alto tornam os machados e martelos a escolha de muitos guerreiros para sua evolução de níveis. Possui excelentes skills de área. Em combate PVP não é muito bom, devido à alta taxa de erro, porém esta pode ser compensada com o uso de equipamentos que adicionem bônus em DEX ou acerto.

  • Lanças – Com velocidade de ataque um pouco mais alta que os machados e martelos, e o segundo maior ataque dentre as armas de guerreiros, as lanças também são uma boa escolha. Adicionando o alcance das armas que geralmente fica entre 12 e 15 metros, torna-se uma arma perfeita para lutar contra mobs ou jogadores que atacam à distância. Apesar de possuir muitas skills de área, todas são em linha reta, o que torna sua execução trabalhosa.

  • Espadas duplas e Lâminas duplas – Mesma velocidade de ataque das lanças, possui dano considerável para PVE e bom para PVP. Neste último caso, sua velocidade de ataque é muito bem compensada pelas skills, que multiplicam bastante seus ataques, tornando-o possivelmente o tipo de guerreiro com o maior dano contra um único inimigo. Possui poucas skills de área.

  • Espadas e Lâminas – Poucas skills de área, porém muitas voltadas para o PVP. Isto torna este tipo de arma a escolha certa para jogadores que visam este tipo de combate. Possui alta velocidade de ataque alto nível de críticos e baixa taxa de erro, já que as armas possuem requerimento de DEX. Seu maior ponto fraco é o baixo HP, que pode ser compensado pelo refinamento dos equipamentos e fusão de pedras da alma.

  • Garras – PVE mediano pois apesar do dano muito baixo, a velocidade de ataque é altíssima, o que acaba compensando. Possui poucas skills de área, e estas são pouco eficientes. No PVP, utilizando-se de equipamentos leves tem vantagem sobre usuários de mantos e arqueiros. Porém, no geral são facilmente derrotados por bárbaros e outros tipos de guerreiros.

BUILDS

Builds são as formas de “construção” do personagem. Isto é, a forma como você vai distribuir os Pontos de Status conforme o personagem evolui no jogo. Para cada build, temos vantagens e desvantagens, e cada uma vai ter suas características próprias. Caberá ao jogador escolher sua build de acordo com o tipo de jogo que fará, o tipo de arma que utilizará, etc. No caso dos guerreiros, as builds estão diretamente associadas ao caminho de armas seguido.

Porém, antes de tratar das builds em si, veremos um quadro geral de como a distribuição de pontos de atributo deverá ser feita de acordo com a arma utilizada, para que o jogador se habitue e tenha uma certa noção do que abordaremos mais adiante.

Na tabela a seguir, está um resumo aproximado de quantos pontos serão necessários evoluir a cada 2 níveis* em cada atributo conforme o tipo de arma utilizada:



FOR

DEX

Pontos Extras (PVE)

Pontos Extras (PVP)

Machados/Martelos

6

1

CON

CON/DEX

Lanças

5

2

CON

CON/DEX

Espadas/Lâminas

4

3

CON

CON

Garras

3

4

CON

CON

* É exibida a evolução a cada 2 níveis apenas para facilitar a compreensão. O jogador pode optar por evoluir do modo que desejar entre um nível e outro, desde que ao final de 2 níveis a distribuição esteja da forma como mostra a tabela.

Percebe-se que ainda sobram 3 pontos para serem distribuídos. Recomenda-se que estes pontos sejam investidos de acordo com a build e a prioridade do jogador: CON, para PVE e CON/DEX para combates PVP, conforme pode ser visto na tabela.

Conforme mencionado anteriormente, para que se obtenha um aproveitamento próximo de 100% do guerreiro, é necessário que este trace pelo menos mais um caminho de armas, além de seu principal. Para isto, o jogador pode começar a “investir” estes pontos extras de atributos desde cedo, para que mais tarde possa investir nas skills deste segundo (e talvez até terceiro ou quarto) caminho de armas, assim que houver pontos de alma suficientes.

Caso esta seja a intenção, o jogador poderá “mesclar” as builds, conforme o exemplo a seguir:

Digamos que o guerreiro terá como caminho primário machados/martelos, e como secundário, espadas/lâminas. A build de machados/martelos requer 6 pontos em FOR e 1 em DEX, enquanto que espadas/lâminas requerem 5 em FOR e 3 em DEX. Assim, somente acrescentaremos 2 pontos de DEX à primeira build e teremos o caminho secundário de espadas/lâminas. E com 1 ponto extra, para investir em CON. Na tebela abaixo, chamaremos o resultado final de build “híbrida”, ou seja, uma combinação entre machados/martelos e espadas/lâminas.

FOR

DEX

Pontos Extras (PVE)

Pontos Extras (PVP)

Machados/Martelos

6

1

CON

CON/DEX

Espadas/Lâminas

4

3

CON

CON

Build “híbrida”

6

3

CON

CON